Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 15 de setembro de 2013

ESCOLAS DA DRE ITAQUERA APRESENTAM PLANOS DE AÇÃO PARA "ESTUDO DA REALIDADE LOCAL"


 
 
                           Ana Amato e Daisy Moraes na Recepção das Escolas

ESCOLAS DA DRE ITAQUERA APRESENTAM PLANOS DE AÇÃO PARA “ESTUDO DA REALIDADE LOCAL”.

 

Neste dia 14 de Setembro, 21 Escolas da DRE Itaquera apresentaram, no Anfiteatro do CEU Azul da Cor do Mar, os seus Planos de Ação na conclusão do Curso “Estudo da Realidade Local: Conhecendo as Condições de Vida, Território e História das Comunidades do Entorno da Escola”, uma formação realizada pela DRE Itaquera com apoio do Instituto Lidas e Casa dos Meninos, cujas coordenadoras Fátima Rodrigues e Luana Behring, acompanharam as exibições dos trabalhos.

                            Coordenadoras do Curso do Instituto Lidas
                                
Após a abertura do encontro, coordenado pela Diretora de DOT P Daisy Moraes e Supervisora Técnica Ana Aparecida Amato,  teve uma bonita apresentação de Dança Cigana pelo Grupo da Melhor Idade, dirigida  pela professora Débora, cada escola teve dez minutos para expor uma síntese de seus planos de ação voltados à implementação da pesquisa sobre a realidade local em suas unidades.



A primeira exposição coube à professora Amanda, da EMEI do CEU Aricanduva que relatou o Projeto Tecendo Redes quando demonstrou a possibilidade de boas vivências  de pesquisas com crianças pequenas.

    Professora Amanda falando sobre o Projeto na Educação Infantil     

As apresentações posteriores também foram bastante elogiadas. Desde o “Estudo de meio – água na escola sustentável, o papel ambiental do manancial do entorno”, da EMEF Gilmar Taccola até a apresentação do CIEJA Itaquera que discorreu sobre o Projeto “A Copa começa Aqui”.
     Supervisora Mônica e Professor Dionel, da DRE Itaquera, acompanham exposições

Outra exposição bastante interessante foi da EMEF “Sebastião Francisco, ‘O Negro’” que teve o título de “Território do Negro: Espaços e Vivências da Comunidade Maria Luiza”, tendo sua equipe apresentado, além da pesquisa, um trabalho de cordel sobre o tema. Os depoimentos dos alunos e professores envolvidos nesta pesquisa mostraram o impacto deste tipo de ação na comunidade escolar. Escuta semelhante também foi realizada pela Equipe da EMEF Professor Aurélio Arrobas Martins, com o Projeto “As Vozes da Realidade Local”e EMEF Sérgio Milliet  com o “Levante sua Voz”.

Ainda no começo do encontro a animada equipe da EMEF Maria Aparecida de Souza Campos apresentou sua “Plataforma Educacional – Processo de Construção”,  numa apresentação prestigiada pelo Diretor Gilmar.
 
       Diretor Gilmar e professores da EMEF Maria Aparecida de Souza

Outros diretores prestigiaram a apresentação dos trabalhos de suas equipes, como o Professor Alexandre, da EMEF Governador Mario Covas, que fez presença com a “Análise Histórica da Vila Cosmopolita – do Rural ao Urbano” e o Diretor José Silveira, da EMEF Antonio Duarte de Almeida, que apresentou o Projeto Entre Rios, sobre pesquisa da área localizada entre os Rios Jacu e jacupeval. Outra escola que contou com a presença da direção foi a EMEF Benedito Calixto, cuja diretora Silvana acompanhou a exposição do Projeto “Estudo da Realidade Local: Ações e Perspectivas”

    Diretor Alexandre, da EMEF Governador Mario Covas
       Diretor José Silveira e Professores da EMEF Antônio Duarte de Almeida

    Diretora Silvana, da EMEF Benedito Calixto, com Zilda Borges, da DRE Itaquera

Acompanhado de alunos também da Escola Estadual em que leciona, o Professor Décio, da EE Comendador Mario Reys e EMEF Arthur Neiva, explicou o Projeto “Pé na Rua”.


            Na foto abaixo, os professores Décio, da EMEF Arthur Neiva, e Antônio Primus, Coordenador de Cultura do CEU Azul da Cor do Mar.

E de ruas também tratou o projeto da EMEF Conceição Aparecida de Jesus, do CEU Azul da Cor do Mar, que apresentou o Projeto “Quem Somos? Para onde Vamos? – A Origem do nome das Ruas do Jardim Vila Nova, Itaquera, Zona Leste”

Outro projeto que tratou de aspectos históricos da região foi o da EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso que falou de “Escola bairro: Mudanças e Permanenças”.

     Equipe da EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso

Muita  coisa interessante, enfim. Tanto que no final, foi reafirmada a proposta da DRE Itaquera, para que estas escolas constituam grupos permanentes de pesquisa, os GETs, Grupos de Estudos sobre o Território.
 
 Na foto abaixo, professores da EMEF Benedito Calixto e Prof. Flávio da DRE Itaquera
 
Foi ainda estimulada a participação destes educadores no próximo Congresso Educacional “Zona Leste: Currículo e Território”, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de outubro, envolvendo as cinco diretorias regionais de Educação localizadas na Zona Leste (as DREs Guaianases, Itaquera, Penha, São Mateus e São Miguel Paulista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário