Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 16 de junho de 2013

BOA SORTE AOS JOVENS NAS PROVAS DA ETEC NO DIA DE HOJE



BOA SORTE AOS JOVENS NAS PROVAS DA ETEC NO DIA DE HOJE

Quem passasse pela Avenida Virgínia Ferni, na manhã deste domingo, dia 16 de Junho, pouco antes do horário do almoço, poderia estranhar a fila formada em frente da unidade da ETEC Itaquera.

Dezenas de jovens buscavam na listagem fixada no muro da escola, os locais em que fariam suas provas, enquanto outros já informados de que era ali mesmo o local já organizavam a mencionada fila.

 

A AFLIÇÃO DOS FAMILIARES

 
Muitos estavam acompanhados de seus pais. Alguns vinham de carro, deixavam seus filhos e iam para outros compromissos, outros pais aguardavam no local. Uma espera que seria demorada, mas para aqueles que tinham vindo mais de longe, e de ônibus, a solução era mesmo aguardar. Era o caso de uma mãe, moradora no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos, que já manifestou a preocupação com os custos do transporte, caso sua filha fosse aprovada no processo de seleção. Uma outra mãe, também de Guarulhos,  tinha preocupação semelhante, mas estava ansiosa pela conclusão da ETEC próxima ao metrô Itaquera, que seria mais acessível. O caso de sua filha era muito distinto, pois a menina estava fazendo a prova como “treineira”.

Os familiares, do lado de fora da ETEC, constituíam um espetáculo amoroso de solidariedade não apenas em relação aos próprios filhos, mas ao conjunto dos candidatos. Isto foi perceptível no caso de um menino cujo pai trazia de carro seu R.G. mas, não conseguia encontrar o caminho da Escola, mesmo com as orientações que eram passadas, pelo celular, por funcionários e por mim mesmo, que acabei acudindo o garoto. Seu pai chegou a tempo, no último minuto, para alívio do menino e de todos que estavam na torcida. Várias mães sorriram com o fim da angústia. Era como se aquele menino fosse de todos que estavam ali.

 


 

A ATENÇÃO DADA PELOS FUNCIONÁRIOS DA ETEC


O sentimento de acolhida era geral. Em especial pelos funcionários da ETEC que orientavam os candidatos. Muito prestativos e atenciosos, os funcionários tentavam ajudar os jovens que precisavam antes verificar se o local da prova seria aquele mesmo ou uma das duas outras escolas destacadas para o exame. Alguns jovens, que chegaram muito em cima da hora, e que tiveram que ir até estas outras escolas, podem não ter conseguido. Uma pena.

 
 

A PESQUISA SOBRE A ORIGEM DOS CANDIDATOS

 
Dos jovens que aguardavam o momento da entrada, entrevistamos 78 para fins de conhecer o bairro de residência e o curso que pretendiam fazer. Destes 78 jovens, 34, ou seja, 43,58% informaram que moravam na área da Subprefeitura de Itaquera, sendo 16 jovens residentes no Conjunto José Bonifácio, 15 no Distrito de Itaquera e 3 no Distrito da Cidade Líder.

O segundo maior percentual de origem dos candidatos estava na área da Subprefeitura de Guaianases, de onde vieram 18, ou seja, 23,07% dos entrevistados. Os demais estavam distribuídos entre São Mateus (6 jovens); Itaim Paulista (5 jovens); São Miguel (3  jovens); Cidade Tiradentes ( 4 jovens) e Penha (3 jovens). O grupo entrevistado também incluiu 5 candidatos residentes em Guarulhos (no Bairro dos Pimentas).



A vinda de jovens de todas estas áreas evidencia a necessidade de investimento para a construção de mais escolas técnicas para que fiquem mais próximas dos interessados. Tratamos desta questão em pesquisa para fins de dissertação de mestrado que defendemos em 2011. Nesta pesquisa, disponível no site da Biblioteca Digital da USP, http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13122011-123359/pt-br.php, analisamos a entrevistas feitas por alunos da ETEC Zona Leste e de Guaianases, que falaram sobre suas dificuldades, expectativas no Curso e Mercado de Trabalho, opiniões sobre as escolas, etc. 

           OS CURSOS MAIS PROCURADOS

Quanto aos cursos buscados pelos candidatos, dos entrevistados 48,71% tentava aprovação para o Curso de Administração; 33,33% tentavam o Curso de Informática e 17% pretendiam cursar Contabilidade. O gabarito deve ser publicado ainda neste domingo, no site do Centro Paula Souza. Boa sorte aos jovens candidatos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário