Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 3 de março de 2013

ITAQUERA RECEBE LEONARDO BOFF EM ENCONTRO ORGANIZADO PELO MOVIMENTO "IGREJA POVO DE DEUS EM MOVIMENTO"




ITAQUERA RECEBE LEONARDO BOFF EM ENCONTRO ORGANIZADO PELO MOVIMENTO “IGREJA, POVO DE DEUS EM MOVIMENTO”


Neste dia 2 de Março, centenas de pessoas lotaram a Igreja Nossa Senhora da Paz, na Avenida Maria Luiza Americano, em Itaquera, para ouvir palestras do pensador Leonardo Boff. Organizado pelo Movimento “Igreja Povo de Deus em Movimento”, o encontro teve forte apoio dos Padres Dimas Martins Carvalho,  Paulo  Sérgio Bezerra e do Padre Ticão, entre outros.

      Na foto acima, Padre Ticão e Padre Rosalvino e Doutora Laurisse. Na foto abaixo, o Deputado Estadual Adriano Diogo

Com a presença de figuras atuantes na região, como o Padre Rosalvino, a vereadora Juliana Cardoso e o Deputado Estadual Adriano Diogo, a organização principal do encontro coube aos jovens da Pastoral da Juventude e “Juventude do Carmo”. Esta presença forte da juventude foi marcada nas falas de Eduardo Brasileira e atuação, no apoio, de colaboradores como Lucas de Francesco e Vinicius Lima, por exemplo.


Na foto acima a vereadora Juliana Cardoso e Vanilda, Chefe de Gabinete da Sub-prefeitura de São Mateus. Na foto abaixo, Vinicius Lima e Lucas de Francesco, na organização do Encontro.

Do Movimento Nossa Itaquera, estavam presentes o Jorge Macedo, a Merci Medeiros, o Serginho Lima, o José Adriano e o Marcio Almeida.

                                  Fabio Rodrigues e Jorge Macedo
   Padre Paulo Sérgio Bezerra faz anotações sobre fala de Leonardo Boff

Tinha, portanto, muita gente e todos estavam lá para ouvir e dialogar com Leonardo Boff que discorreu sobre a crise da Igreja,   mas avaliou que esta faz parte de um fenômeno maior, que chamou de “Crise da Humanidade”. Falou ainda sobre os riscos que ameaçam a humanidade e o planeta. Sobre a “Carta da Terra” e as “Quatro Ecologias”. Citou Eric Hobsbawn que finalizou sua obra “Era dos Extremos” alertando que a humanidade, se não mudar, fracassará. Ou mudamos, ou morremos. Citou ainda Evo Morales para quem, a saída para a humanidade estaria na destruição do Capitalismo. Falou sobre o impacto desta afirmação feita por Evo Morales, representando os indígenas da América do Sul, em reunião na Assembléia Geral da ONU.

                           Eduardo Brasileiro fala aos presentes no Encontro

Boff falou bastante sobre a importância da Terra e do seu reconhecimento como um super-organismo vivo, Gaia, a Mãe Terra. Falou ainda dos Princípios da Responsabilidade Universal, do Cuidado, da Solidariedade e da Visão Espiritual. Discorreu também sobre as virtudes de Hospitalidade, da Convivência da Diversidade e da Comensalidade, ou Comunhão que representa bem a experiência compartilhada por aquelas centenas de pessoas presentes neste encontro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário