Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 3 de março de 2013

DIRETORES REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE FAZEM REUNIÃO PARA COMBINAR AÇÕES INTEGRADAS




                 Lurdinha, Diretora de São Mateus, Élio, Diretor da Penha e Manoel Romão, da DRE de São Miguel Paulista
DIRETORES REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE FAZEM REUNIÃO PARA COMBINAR AÇÕES INTEGRADAS

No dia 1 de Março, sexta-feira, os Diretores das cinco DREs (Diretorias Regionais de Educação), da Secretaria Municipal de Educação, que estão situadas na Zona Leste de  São Paulo, estiveram reunidos, na DRE Penha, para combinar ações integradas.

              Edson (Magrão) Diretor da DRE de Guaianases, Luana (da Casa dos Meninos) e, ao fundo, José Luis (Cometa), da Fundação Tide Setúbal

Esta reunião contou com a presença do Diretor da DRE Penha, Élio Araujo; da DRE de São Miguel Paulista, Manoel Romão; de Guaianases, Edson Amario, de São Mateus, Lourdes de Fátima Paschoaletto: e de Itaquera, Valter de Almeida Costa.

          Fátima Rodrigues, do Instituto Lidas, apresenta trabalho desenvolvido em escolas de S.P.

Este último Diretor, após as boas vindas do Professor Élio, anfitrião, fez a apresentação do Projeto Zona Leste Cidadã que objetiva promover o maior conhecimento, pelos alunos e professores de nossas escolas, da realidade de nossa região. Foi apresentado o histórico da iniciativa que, desde 2005, principalmente, articula Universidades e Escolas da Rede Básica, na produção de conhecimentos sobre a realidade local.



Houve concordância geral sobre a oportunidade da integração das DREs nestas e outras ações, sendo destacada pela Diretora Regional Lourdes a importância de incluir, nas atividades planejadas, as artísticas (música, teatro, dança, etc) dos alunos e educadores das diversas DREs.



Sobre estas atividades culturais, falou também o Edson (Magrão), Diretor Regional de Guaianases que relatou sobre a forte agitação que marca aquele pedaço da Zona Leste, com seus vários coletivos e fóruns (o pessoal do Cine Campinho e Arte Maloqueira, entre outros, também lembrados pelo Diretor de Itaquera, que tinha anteriormente comentado a contribuição de grupos como o Dolores Boca Aberta, Parlendas e Pombas Urbanas na produção cultural que está articulada com as lutas dos movimentos populares da região).

Todas estas propostas e relatos de atividades em desenvolvimento foram consideradas como possíveis de serem articuladas, com alguns dos Programas que estão sendo discutidos pela Secretaria Municipal de Educação, tais como o Programa Mais Educação (Escola de Tempo Integral) e o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

Numa outra frente de atuação, foi relatado o trabalho já iniciado, na DRE de São Miguel Paulista, em informe dado pelo  Diretor Manoel Romão, por instituições de pesquisas como a Ação Educativa, o Instituto Paulo Montenegro e o CENPEC em sua região.

Sobre as possibilidades de melhor subsidiar as escolas com tecnologias de pesquisa sobre o território, foi feita uma exposição pela Fátima Rodrigues, do Instituto Lidas, responsável pela criação do Diagnóstico da Situação das Crianças e Adolescentes no Município de São Paulo. Seu relato foi comentado pelo educador José Luiz Adeve, o “Cometa”, da Fundação Tide Setúbal e por educadores de Unidades Educacionais ligadas à Congregação dos Irmãos Maristas, também presentes. Estas instituições participaram do Encontro em função da experiência que já possuem na ação articulada com o Poder Público, nas áreas de maior vulnerabilidade do município de São Paulo. Foi uma rica troca de idéias. Uma próxima reunião foi marcada para o dia 19 de abril.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho,como educadora e moradora desta querida zl quero ajudar no que for possivel

    ResponderExcluir