Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MOVIMENTO PELA UNIFESP NA ZONA LESTE FAZ REUNIÃO PARA PLANEJAR AÇÕES



                             Professora Soraya Smaili, reitora da UNIFESP


MOVIMENTO PELA UNIFESP NA ZONA LESTE PLANEJA PRÓXIMAS AÇÕES


Nesta última terça-feira, dia 22 de Janeiro, o Movimento pela UNIFESP na Zona Leste fez nova reunião no Salão da Paróquia São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, para tratar das ações deste início de ano.

Antes deste encontro principal iniciar, às 20 horas, uma das Comissões de Extensão, criadas pelo Movimento, esteve reunida, desde as 18 horas, para tratar da questão específica da Luta pelo Observatório de Memória e Políticas Públicas da Zona Leste.





Nesta reunião participaram, entre outros, o ativista Jorge Macedo, do Nossa Itaquera, os professores Cleber Santos Vieira e Janes Jorge, da UNIFESP Guarulhos, Claudio Moro, da EMEF Januário Mantelli Netto, Celina Simões e José Roberto, da Escola da Cidadania, o Assistente Social José Batista e o ativista cultural Tião Soares. Naturalmente, além destes companheiros, participou ainda, coordenando o encontro, Padre Tição que também coordenou a reunião seguinte, geral do Movimento pela UNIFESP.

Nesta reunião prévia da Comissão Pró-Observatório foram aprovadas as propostas que seriam entregues, em seguida, para a nova reitora da UNIFESP, professora Soraya:

1 – A imediata criação, no terreno da UNIFESP, na Av. Jacu Pêssego, da área da antiga Fábrica Gazarra, do Observatório da Memória e Políticas Públicas da Zona Leste, como primeira presença física da instituição naquele espaço. E a data indicada para sua inauguração era o próximo Dia Primeiro de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, para marcar o caráter popular que queremos para esta Universidade criada num território com histórico de fortes lutas sociais.

2 - A reiteração da  proposta já contida como estratégia no Pré-projeto de Constituição do Observatório de Políticas Públicas  para a constituição de uma  Comissão Interdisciplinar, com representantes de todos os cursos existentes na UNIFESP, que seja interlocutora desta instituição nas conversas com nossa Comissão Pró-Observatório de Políticas Públicas articulada por este Fórum e outros movimentos da região. Que esta Comissão mista trabalhe mesmo em conjunto, com um calendário de reuniões, definição de objetivos, pautas, metas, cronogramas. E que seja uma Comissão Mista (UNIFESP/Sociedade Civil (representantes dos Fóruns e Movimentos interessados) OFICIALIZADA, RECONHECIDA FORMALMENTE PELA UNIFESP. Foi indicado o mês de março como ideal para a oficialização e publicação da composição desta Comissão.

3 – Reunião entre a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e a Comissão do Observatório de Memória e Políticas Públicas da Zona Leste, para tratar dos projetos, em andamento e futuros.

4 – Apoio da Pró-Reitoria de Extensão para que a Comissão Pró-Observatório desenvolva cursos de extensão e seminário que tratem deste tema do Observatório. Foi indicado o mês de abril para a realização do primeiro seminário.



Estas propostas foram apresentadas logo em seguida para a Plenária do Movimento pela UNIFESP e para a Professora Soraya que compareceu com sua equipe.




Nesta plenária, as outras comissões do Movimento também fizeram suas propostas sendo que uma delas, a Comissão dos Cursos, sugeriu a realização de um Seminário, no dia 6 de abril, para o qual seria convidado o Ministro da Educação. Aprovou-se a realização, neste Seminário, de uma segunda mesa que discutiria a questão específica do Observatório. O local indicado para esta reunião foi a Igreja do Carmo, em Itaquera, na Paróquia do Padre Paulo Sérgio Bezerra.

E como merecido presente para este Movimento que luta faz cerca de quatro anos para a vinda da UNIFESP para nossa Zona Leste, teremos neste dia 25 de Janeiro, Aniversário de São Paulo, a vinda da Presidente Dilma em Itaquera, em ato que será aproveitada a inauguração de unidades do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, para o anúncio, pelo Prefeito Haddad, da entrega do terreno indicado pelo Movimento para a UNIFESP construir esta nova unidade na nossa região. Um presente para São Paulo e para a Zona Leste, em especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário