Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 2 de dezembro de 2012

MOVIMENTO "COPA PARA QUEM?" PROMOVE GRANDE MANIFESTAÇÃO NO CENTRO DE SÃO PAULO





MOVIMENTO “COPA PARA QUEM?”  PROMOVE GRANDE MANIFESTAÇÃO NO CENTRO DE SÃO PAULO

 
Neste dia 1 de Dezembro, no horário da tarde, ocorreu uma grande concentração de Movimentos Sociais de Moradia e Coletivos Culturais na frente da Ocupação Mauá, em protesto contra a Copa da Exclusão.  Protestando principalmente contra as ameaças de remoção de comunidades em virtude de projetos relacionados à Copa de 2014, os manifestantes denunciaram ainda a falta de políticas habitacionais para os mais pobres e repressão contra as comunidades na forma de despejos e ocorrência de incêndios com suspeita de origem criminosa contra as favelas situadas em áreas de interesse da especulação imobiliária.

Para o Ato foram mobilizadas várias comunidades ameaçadas de remoção. De uma delas, a Comunidade da Paz, situada em Itaquera, e que está no trajeto do Parque Linear Rio Verde, junto com várias outras comunidades que abrigam quase três mil famílias, saiu um ônibus com representantes da Comissão Local de Moradores e Grupo de Apoio, coordenados pelo Sr. Pedro, Magna e Dona Tereza. Do grupo de apoiadores, participaram o arquiteto Nunes, do Peabiru TCA, as Assistentes Sociais Patrícia e Michelle e o ativista do “Comunidades Unidas da Zona Leste”, Cristiano Andrade. No mesmo coletivo da Comunidade da Paz embarcaram os alunos das escolas envolvidas no Projeto “Jovens Transformando a Realidade”, Andressa, Tatiane, Luiz Karlos e Bruno que, acompanhados pela Professora Leda, da EE Prof. Carmelinda Marques Pereira, fizeram o registro da Concentração e Caminhada, filmando e entrevistando os manifestantes. Participaram ainda o Serginho, da Assoc. Moradores do Jd. Helian e o José Adriano, do Movimento Nossa Itaquera.



A manifestação teve início com concentração em frente à Ocupação Mauá, onde foi apresentado trecho do espetáculo do Grupo Hangar de Elefantes, tratando do tema da Moradia.






Em seguida, na caminhada pela região da “cracolândia” e Luz, ocorreram intervenções teatrais dos Grupos Parlendas, Nóis de Teatro, Dolores, Revista e Kiwi. Houve a representação da repressão/resistência dos ambulantes e comunidades X grandes interesses ligados aos “investimentos da Copa”, multinacionais, empreiteiros, especuladores...








No trajeto, em cima do caminhão, falaram diversos representantes dos Movimentos de Moradia e comunidades ameaçadas. Pela Central de Movimentos Populares, falou o companheiro Dito e pela Ocupação Mauá, o Nelson Che.




      Nas fotos acima, os companheiros Dito, da CMP e Nelson, da Ocupação Mauá, Sr. Pedro, da Comunidade da Paz, Andressa, aluna  do Projeto "Jovens Transformando a Realidade" e alunos do mesmo projeto com Professora Leda.

Ainda no trajeto, participaram as Baterias do M.A.L (Movimento Autônomo Libertário), da Batucada do Grupo Dolores e do Lona Preta (Bloco do MST) e vários outros coletivos de artistas de teatro e música.




A caminhada terminou, sob forte chuva, em frente ao Anhembi onde, na parte da manhã, tinha ocorrido o sorteio da Copa das Confederações, pela FIFA,  A chuva, porém, não diminuiu a disposição dos manifestantes que em todo trajeto respondiam para quem deveria ser uma Copa não Excludente: para o Povo.
 
 
 
             Nas fotos acima, Magna, Francisca e Sr. Pedro, Professora Leda com Alunas Andressa e Tatiana; Nunes e Patrícia, Cristiano e sua companheira na viagem do ônibus saído da Comunidade da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário