Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 25 de novembro de 2012

REUNIÃO COM NOVA REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO COM MOVIMENTOS SOCIAIS DA ZONA LESTE



                    Reitora da UNIFESP eleita, professora Soraya, fala na Plenária, observada por Luís França e Padre Ticão, no Palco e por Vereadora Juliana Cardoso e Deputado Adriano Diogo, na primeira fileira.


REUNIÃO COM NOVA REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO COM MOVIMENTOS SOCIAIS DA ZONA LESTE

 
Nesta última sexta-feira, dia 23 de Novembro, a nova reitora eleita da Universidade Federal de São Paulo, Professora Soraya Smaili, esteve reunida com algumas centenas de pessoas de diversos movimentos sociais da Zona Leste, no Salão da Igreja São Francisco, em Ermelino Matarazzo.

                       Jorge Macedo, do Movimento Nossa Itaquera, acompanha a reunião

Coordenada pela Padre Ticão e contando com a presença do Deputado Estadual Adriano Diogo e Vereadora Juliana Cardoso, entre outros ativistas sociais da região, como o Luís França, do Nossa Zona Leste e o Jorge Macedo, do Movimento Nossa Itaquera, foram discutidos estes temas: Quais cursos serão implantados na nova Unidade da Universidade Federal, planejada para ocupar o terreno indicado na Av. Jacu-Pêssego; Quais seriam as etapas previstas para a construção e reformas do prédio? Quais cursos e outras atividades de extensão estariam sendo programadas?



E além destes temas mencionados foi tratado também do assunto do Observatório de Políticas Públicas da Zona Leste e Alto Tietê, proposto através do documento elaborado pelo Grupo de Educação do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste que foi entregue para a UNIFESP em 2010. Foi apresentado o histórico da luta pelo Observatório, desde então, sendo descrita a constituição de uma Comissão com representantes da Sociedade Civil da região que passou a dialogar com o então diretor da Unidade da UNIFESP de Guarulhos, professor Marcos Cezar de Freitas, para a elaboração de um projeto comum para este futuro Observatório. Também relatou-se sobre as iniciativas de promoção de cursos de extensão para centenas de educadores da região, na perspectiva de preparar o território para as ações de pesquisa deste Observatório. A pergunta final, sobre este tema, foi sobre qual seria o novo interlocutor, da UNIFESP, nesta nova gestão, para prosseguir na discussão sobre o tema do Observatório.

Para responder estas e outras perguntas, que foram tratadas inicialmente pela reitora eleita foram sugeridos novos encontros, sendo que, no momento, ficou a manifestação de interesse, pela reitora eleita, de dar continuidade no diálogo com os Movimentos Sociais da região.



Deste encontro, participamos com alunos dos Cursos de Química e Biologia da Universidade Camilo Castelo Branco, a UNICASTELO, que poderão pesquisar e realizar trabalhos sobre o papel da Universidade no desenvolvimento local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário