Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

sábado, 20 de outubro de 2012

VILA DA PAZ, EM ITAQUERA, DISCUTE PLANO CONTRA REMOÇÃO

 
 
VILA DA PAZ, EM ITAQUERA, DISCUTE PLANO CONTRA REMOÇÃO


Na tarde deste sábado, dia 20 de  Outubro, moradores da  Vila da Paz, em Itaquera, estiveram reunidos para a elaboração de um plano para a permanência da Comunidade, ameaçada de remoção em virtude do Projeto do Parque Linear Rio Verde. Mesmo debaixo de chuva, os moradores, precariamente protegidos por lona improvisada que tinha acabado de ser usada pela igreja local em festa para as crianças, puderam conversar sobre suas idéias em relação à permanência ou saída desta comunidade que fica situada a menos de um quilômetro do Estádio que servirá para a Abertura da Copa de 2014.

            Arquiteto Caio, do Peabirus, apresenta Mapa para intervenção dos moradores

Entre os presentes predominou a defesa da permanência no local, com a urbanização, saneamento, regularização da energia elétrica e legalização da posse. Sendo inevitável a saída, os moradores afirmaram que não aceitarão coisas como bolsa-aluguel, ou  “auxílio-despejo”, como é conhecida a infame quantia de R$ 300,00 normalmente oferecida nestes casos. Defendem a permanência em casas nas proximidades das atuais moradias, no mesmo bairro de Itaquera.



No começo da reunião, uma das atividades que mais interessaram os moradores foi a identificação em mapa trazido pela equipe do Instituto Peabiru, das moradias de cada pessoa presente e dos pontos que constituem referência local, os comércios, igreja, ruas, etc.





A reunião foi acompanhada por militantes do Comunidades Unidas da Zona Leste e do Movimento Nossa Itaquera. A discussão e a caminhada pela Comunidade foi ainda registrada por equipe de pesquisadores holandeses que filmaram as ações e conversaram com as pessoas da Vila e militantes.







Feito o exercício do mapeamento, foram percorridos os caminhos da comunidade, para reconhecimento das áreas indicadas pelos moradores. No final, foi marcado novo encontro para o dia 3 de Novembro, ás 14 horas.
 
 
 
     Sr. Pedro, família na primeira foto conversam com pesquisadora holandesa e na foto de baixo com militantes do Instituto Peabirus, Instituto Polis e equipe de pesquisa holandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário