Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 21 de outubro de 2012

PROJETO ZONA LESTE CIDADÃ: CURSO ESCOLA QUE PROTEGE E "OS JOVENS TRANSFORMANDO A REALIDADE"


             Professor Marcos Cézar de Freitas no Curso Escola que Protege realizado no CEU Azul da Cor do Mar

PROJETO ZONA LESTE CIDADÃ: CURSO ESCOLA QUE PROTEGE E “OS JOVENS TRANSFORMANDO A REALIDADE”

 
Neste sábado, dia 20 de  Outubro, no horário da manhã, ocorreu novo Encontro do Curso Escola que Protege, no CEU Azul da Cor do Mar, em Itaquera. Neste Encontro que constitui resultado de parceria realizada entre a Diretoria de Ensino Leste 3, a UNIFESP (Guarulhos), o Movimento Nossa Itaquera e o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, o professor Marcos Cezar de Freitas, da UNIFESP, aprofundou a discussão dos conceitos que poderão embasar a pesquisa que os educadores promoverão na região. Discorreu-se, por exemplo, sobre os conceito  de “Estoques de Amenidades” que também devem ser observados nas pesquisas que pretenderem um real “mergulho” nas comunidades pesquisadas. Discutiu-se, ainda, o conceito de “processo de escuta ativa”, postura importante do pesquisador que pretenda conhecer, e não apenas “reconhecer” uma comunidade. Informou-se, ainda, sobre as possibilidades de trabalho com o L.E.V.I., Laboratório de Estudos de Vulnerabilidade Infanto Juvenil.

 
A CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA E A FORMAÇÃO CIDADÃ PARA JOVENS DAS COMUNIDADES

 
Informou-se, ainda sobre o início do Projeto “Jovens Transformando a Realidade”, realizado em parceria entre a UniSol e a UNICASTELO, que pretende formar, nos próximos meses, 40 jovens em uma projeto de Formação Cidadã que iniciará, realizado em forma de oficinas, das quais a primeira programada será a “Oficina de Produção de Curtas Metragens”. Estas oficinas acontecerão aos sábados à tarde, quinzenalmente, na UNICASTELO. Foram convidados, para esta primeira oficina,  jovens das comunidades ligadas ao Movimento Nossa Itaquera e Comunidades Unidas da Zona Leste, bem como alunos do Ensino Médio das Escolas participantes do Curso Escola que Protege. Uma das metas é a de que estes grupos de alunos produzam material áudio-visual sobre suas comunidades.



Professora Leda, da EE Profª Carmelinda Marques, com Coordenação do Projeto (Walter, da Leste 3 e Estefânia, do Movimento Nossa Itaquera)

Outra meta é a de que os professores destas escolas envolvidas produzam estudos, textos, artigos resumindo os resultados de pesquisas sobre a região, para fins de publicação. O projeto deverá ter seu lançamento feito, oficialmente, no dia 30 de Outubro, num evento para o qual serão convidados, além dos jovens inscritos, seus responsáveis, educadores e gestores das escolas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário