Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 23 de setembro de 2012

REUNIÃO DAS COMUNIDADES INCENDIADAS NA OCUPAÇÃO MAUÁ


 
                     Na parede da Ocupação Mauá a frase: Quem não Luta, Tá Morto

REUNIÃO DAS COMUNIDADES INCENDIADAS NA OCUPAÇÃO MAUÁ

Na tarde deste último sábado, dia 22 de Setembro, foi realizada uma plenária, na Ocupação Mauá, com moradores de Comunidades que sofreram incêndios nos últimos meses. Também estiveram presentes vários coletivos que apóiam a luta dos moradores contra as ameaças que consistem estes incêndios, mais do que suspeitos, que atingem as mesmas áreas que interessam ao Capital ligado à especulação imobiliária. A reunião foi aberta pelo companheiro Dito, da CMP, pela Luna, uma das idealizadoras do Encontro e pelo Nelson Chê, que deu boas vindas em nome dos moradores da Ocupação.
 
                     Sr. Pedro, da Comunidade da Paz, dá entrevista para Jornal "A Verdade"
 
Foram dados informes sobre a resistência da população da Comunidade do Moinho, que além de ter sofrido novo incêndio teve que enfrentar ainda a repressão policial que tentou impedir o retorno das famílias às regiões de suas antigas casas destruídas. Foi discutida uma estratégia de mobilização para pressionar o Legislativo Municipal a desenterrar a CPI dos Incêndios que está caminhando a passos de tartaruga na Câmara, onde a atual Administração possui maioria. Presente no encontro, Gegê, militante histórico do Movimento de Moradia do Centro relembrou que a prática de incêndios criminosos é uma antiga “solução” adotada nesta cidade desde que iniciou no movimento, faz cerca de trinta anos, período em que viu várias comunidades sendo incendiadas, com a população sendo jogada nas ruas. Pelo visto, a prática antiga retornou com mais intensidade. Não tendo sido investido, pelo Poder Público, recursos para garantir habitação popular para os que são obrigados a viver em moradias precárias, os incêndios acabam surgindo como “solução”.
 
 
 
Um dos organizadores do Encontro, o companheiro Dito, da Central dos Movimentos Populares informou sobre a agenda de mobilização até o final do ano dos Comitês Populares da Copa e foi estabelecida uma agenda comum das organizações presentes. Presentes também os moradores da Comunidade da Paz, de Itaquera, o Senhor Pedro e o Cícero que relatou as condições desta comunidade que, além de sofrer a ameaça de remoção, em virtude do Projeto do Parque Linear Rio Verde, também sofreu incêndio que provocou a morte de um morador, após a comunidade ser obrigada a utilizar vela para iluminação das casas, com o corte da ligação elétrica feita pela Eletropaulo. Os moradores desde então, estão se organizando.  Como lembrava a frase pintada na parede da Ocupação Mauá, “Quem não Luta, Ta morto”.
 
 
 
   Gegê e Nelson Chê, na Ocupação Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário