Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 2 de setembro de 2012

COMUNIDADES UNIDAS DA ZONA LESTE E AS CRIANÇAS DA VILA DA PAZ




COMUNIDADES UNIDAS DA ZONA LESTE E AS CRIANÇAS DA VILA DA PAZ


Neste dia primeiro de Setembro, grupo de Assistentes Sociais, voluntárias, ligadas ao coletivo “Comunidades Unidas da Zona Leste” realizou mutirão na Comunidade da Paz, em Itaquera, para levantar dados sobre as condições em que vivem as famílias da região, em especial as informações relacionadas às crianças, adolescentes e idosos.



Deste público, porém, o que mais chamou atenção, nas entrevistas realizadas, foi mesmo o segmento infantil. Muitas crianças. E muitas sem creche. Constatou-se, também, a existência de crianças e adolescentes que também não conseguiram acessar o ensino fundamental. Para estes casos, mais extremos, foi planejado o encaminhamento que será organizado pelo coletivo “Comunidades Unidas”.
 
                          Visão de parte do Rio Verde

Para realizar o trabalho, com base na estimativa de existência de trezentas famílias na Comunidade, foi definido um número de 30 entrevistas para servir de amostra, nesta fase do diagnóstico. Após a tabulação destas primeiras informações coletadas, deverá ser organizado  um levantamento mais completo. Neste levantamento, participaram as Assistentes Sociais, Tânia (Talita), Michelle, Patrícia e Suelen.

        Suelen, Michelle, Talita,Magna, Sr. Pedro, Jailson e Patrícia

A atividade também foi acompanhada, no início, pelo advogado Paulo Romeiro, ativista dos Movimentos de Moradia, no município, e que foi chamado para ajudar no acompanhamento das ações em andamento na Defensoria e Ministério Público Estadual. Para o trabalho das Assistentes Sociais foi fundamental o apoio das famílias dos moradores, em especial, do Senhor Pedro e Jailson que acolheram, em suas residências, todas as pessoas da equipe. Jailson e a jovem Magna ficaram de organizar o registro das notícias da Comunidade da Paz para fins de publicação e divulgação dos problemas que esta comunidade enfrenta na luta contra a ameaça de remoção e pela garantia dos direitos básicos de saúde e educação, entre outros. Foi um sábado de bastante trabalho.

                                        Equipe planeja tabulação após coleta dos dados


Nenhum comentário:

Postar um comentário