Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

terça-feira, 14 de agosto de 2012

CONVERSA DE PROFESSORES: MEMÓRIA, ALUNOS, ALEGRIAS...



CONVERSA DE PROFESSORES: MEMÓRIA, ALUNOS, ALEGRIAS...


Em texto anterior foi comentada a atividade do “Arrastão Cultural” promovida pelas “Comunidades Unidas da Zona Leste”, no dia 11 de Agosto. Foi relatada a participação de grupos musicais juvenis e a animação da garotada da Comunidade Caititu, com o som forte do Rap da “Arte Maloqueira”.

Mas este encontro também contou com a presença de professores. Aliás, a própria festa era sediada na casa dos professores Clodoaldo e Ana Paula Cordeiro.  Nas rodas de conversas formadas, o assunto principal era mesmo a mobilização contra as remoções que estão sendo planejadas, de milhares de famílias. Estas famílias poderão sofrer “remanejamento” em virtude de obras relacionadas à Copa de 2014.

Mas afinal, eram grupos de professores e nestas conversas, um assunto sempre presente é mesmo o dos alunos de nossas escolas. Pode ser em casa, num passeio ou numa festa. Se juntou professor para conversar, não tem jeito: o tema será aluno e escola. Não foi diferente nesta festa, /Falamos dos alunos, E falamos de algumas boas lembranças. Cada um recordou de algum trabalho que tinha causado maior emoção pelo envolvimento dos alunos. A professora Glória comentou os trabalhos e relatos de alunos, de uma quinta série, moradores de uma comunidade que sofreria o drama da remoção. Nesta atividade, a professora presenciou o impacto desta violência sobre as famílias, na perspectiva angustiada das crianças. Já seu companheiro, Tita Reis, recordou uma atividade na qual os alunos reproduziram, com festas, discussões, vestimentas, os temas da década de 60. Claro que este tema incendiou a escola.

De nossa parte, lembramos da experiência inusitada de ter levado, em 1991, um grupo de Rap, então pouco conhecido, para conversar com os alunos de uma escola de Itaquera, a EE Professora Helena Lombardi Braga. O grupo era o Racionais MCs. E este grupo não foi na escola para cantar. Foi para conversar. E foram tratados de vários assuntos: o racismo, a violência policial e social, política, cultura de rua...O inusitado desta experiência foi o fato de que, diferente do que ocorria em outras palestras, nas quais os alunos fugiam, até pulando o muro, nesta conversa com Mano Brown, Edy Rock, K L Jay e Ice Blue, alunos e não alunos pularam o muro para entrar na escola. No final, os portões ficaram abertos. E ninguém foi embora. Mano Brown, como sempre, deu bem seu recado. Estava no seu meio.

                                Ex- Aluna Neusinha, na Festa de Aniversário de seus 60 anos

Também lembramos de, neste mesmo ano de 1991, ter levado quase uma centena de alunos, do Curso Supletivo (Jovens e Adultos) para a Festa de Inauguração de um Conjunto Habitacional construído em mutirão, na Avenida Pires do Rio. Uma das lideres do Movimento de Moradia que tinha conquistado este conjunto era nossa aluna do supletivo, a Neusinha. E fomos lá, alunos e professores daquela escola, partilhar da alegria daquela conquista popular. Era uma Festa,  mas também era uma aula de história. Isto tinha ocorrido em 23 de novembro de 1991.  Passados mais de vinte anos, retornamos, no último dia 4 de agosto, naquele Conjunto de casas, para festejar o aniversário de 60 anos da ex-aluna Neusinha. Estas foram algumas das recordações trazidas nestas conversas. Memórias de professores.


Valter de Almeida Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário