Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

terça-feira, 31 de julho de 2012

PRESSIONADA PELA COPA, VILA DA PAZ ESTÁ SEM ÁGUA E LUZ DESDE ABRIL




Pressionada pela Copa, Vila da Paz está sem água e luz desde abril    


Lucas Pimenta

Fotos: Guilherme Kastner

(Matéria publicada no Jornal Metro News em 30/07/12)

Com a chegada da Copa do Mundo de 2014 a Itaquera, na Zona Leste, os moradores da Comunidade Vila da Paz, vizinha do estádio que sediará os jogos, vivem o medo de deixar o local onde moram há 20 anos e se sentem pressionados a deixar a área.

Segundo os moradores, durante mais de dez anos, a Eletropaulo disponibilizava extra oficialmente, um ramal condutor de energia elétrica para que toda a comunidade usasse o serviço informalmente, mas desde abril, a opção foi cortada. O mesmo aconteceu com a água, que chegava até a comunidade e também foi cortada pela Sabesp.

Desde então, parte das 300 famílias do local está sem água e sem energia. Os que moram mais próximos das vias até conseguem puxar ilegalmente de outros postes e estão distribuindo para barracos vizinhos, mas com o sobrecarregamento da rede, temem o risco de incêndio e vivem quedas constantes de energia. Quem não tem acesso, vem improvisando com velas, como um homem não identificado, que há uma semana, morreu carbonizado, após dormir com uma vela acesa, queimando quatro casas.

No dia 2 de julho, moradores se reuniram com o Ministério Público, que deu o prazo de 15 dias para que a ligação fosse refeita, mas a recomendação não foi cumprida. “Eles falam que vai passar aqui, o Parque Linear Rio Verde, mas ninguém veio apresentar o projeto, falar quando vamos sair ou para onde vamos. Depois dessas conversas informais, cortaram água e luz e agora, vivemos com medo, pois moramos em uma bomba relógio”, disse o comerciante Pedro Furtado, 56 anos, que mora há 12 anos na comunidade. Ele diz que desde 1998, a comunidade pede ligação individual de energia a Eletropaulo e o pedido foi negado. “Queremos regularizar e eles nunca deixaram. Agora, dizem que não vão fazer, porque vamos sair, mas isso pode acontecer até 2014. Não podemos ficar dois anos dessa forma”, criticou.


Pressão do Poder Público e medo de ficar sem moradia


Para os moradores da Comunidade Vila da Paz, em Itaquera, os cortes das ligações informais de água e eletricidade, desde abril, faz parte de uma pressão do Poder Público para que eles deixem a área espontaneamente.

Segundo o comerciante Cícero Jailson da Silva, 38 anos, que está há 17 anos no local, além da iminência de deixar o local, falta informação, principalmente, em relação a futuras moradias. “Se for sair, preciso saber quando e como. Não adianta falar em auxílio aluguel, pois isso dá muitos problemas e o valor não dá para nada. Precisamos saber para onde iremos. Queremos sair com as chaves na mão”, criticou Silva.

De acordo com o ativista do movimento Nossa Itaquera, Valter de Almeida Costa, 49 anos, apesar dos cortes de serviços básicos, o que vem acontecendo na Vila da Paz é culpa da Prefeitura. “Depois de algum tempo de pressão, a Eletropaulo dialogou com a comunidade e disse ter o interesse em fazer a ligação, mas segundo eles, é preciso autorização da Prefeitura, mas na última reunião no MP, o subprefeito de Itaquera sequer participou. A Prefeitura quer que os moradores saiam, mas não dão condições e nem informações. Querem vencer pelo cansaço”, afirmou o ativista.


Eletropaulo nega pressão para cortar energia


Questionada sobre a acusação dos moradores da Comunidade da Paz, a Eletropaulo negou que o corte de energia feito em Abril no local, tenha relação com a saída dos moradores e com a Copa do Mundo.

Segundo a empresa, ela foi notificada pela Polícia Militar para suspender a energia no local, em virtude das condições irregulares da rede. Segundo a Eletropaulo, a instalação na região é precária e não atende as condições mínimas de segurança, oferecendo risco. “Nunca houve nenhuma ligação realizada pela concessionária na área da comunidade”, disse em nota, negando a informação dos moradores.

Segundo a concessionária, ela não pode realizar ligações de energia em áreas de ocupação irregular com impactos ambientais ou em áreas de risco, como a Vila da Paz, sem a aprovação dos órgãos públicos. “A concessionária ressalta que só pode instalar ligações na área, após regularização da região por parte da subprefeitura de Itaquera.”


              Foto mostra fios cortados onde, segundo os moradores, havia ramal condutor,  usado extra oficialmente, retirado pela Eletropaulo em Abril

 Já a Sabesp informou que não há rede de água oficial na Comunidade Vila da Paz, já que se trata de área de ocupação não oficializada, onde a estatal não pode atuar, sem a devida autorização dos órgãos competentes. Com isso, segundo a Sabesp, se tem alguma ligação de água, ela é irregular, mas mesmo assim, a empresa diz que não realizou nenhuma intervenção de corte no local.


Habitação diz que retirada de famílias não tem data definida


Questionada sobre o futuro das famílias, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) informou que só realiza realocação em áreas em que fará obras de urbanização.

Para a favela da Paz, segundo a pasta, estão previstas intervenções de urbanização pelo Plano Municipal de Habitação (PMH), mas não há nada programado para o momento, pois os projetos para a região estão em fase preliminar, de estudos. “A realocação das famílias ainda não está definida”, informou em nota.

A Prefeitura foi ainda questionada sobre qual obra passaria pelo local e sobre a acusação dos moradores em relação a pressão para a retirada dos moradores, mas até o fechamento desta edição, não se posicionou em relação as suposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário