Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 17 de junho de 2012

O SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ZONA LESTE E SEUS RESULTADOS


 
ALGUNS RESULTADOS DO SEMINÁRIO "A EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: ZONA LESTE - CONHECER PARA TRANSFORMAR


O  Seminário "Educação e a Produção de Conhecimentos", realizado neste sábado, dia 16 de junho, no CEU Aricanduva, reuniu dezenas de educadores e ativistas sociais da Zona Leste para tratar do tema da pesquisa e luta pela melhoria da qualidade de vida de sua população. Organizado pelo Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Movimento Nossa Itaquera, UNIFESP e Diretorias Regionais de Educação (Lestes 1, 2 e 3) este Seminário teve o formato de uma mesa redonda com a participação do redator destas linhas, representando o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e Movimento Nossa Itaquera; do Professor Marcos Cézar de Freitas, da UNIFESP; dos Professores José Lopes M. Filho e Walter de Silva Olivera, da Leste 3; e da Fátima Rodrigues, do Instituto Lidas.

De início, este representante do Fórum fez uma exposição do histórico da constituição e desenvolvimento do Projeto Zona Leste Cidadã, descrevendo sua  Fase 1, marcada pelas iniciativas realizadas junto à EACH (USP Leste), entre 2005 e 2008, que resultou neste último ano, na realização de Curso de Formação Cidadã, para cerca de 180 educadores, em parceria com a Coordenação do Curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste; e sua  Fase 2, iniciada em 2009, em que a proposta da Constituição de um Observatório de Políticas Públicas, na UNIFESP que deverá ser instalada na Av. Jacu-Pêssego, em Itaquera, resultou no início de uma parceria com esta Universidade. Como primeira ação desta parceria está sendo realizado o Curso Escola que Protege. Foi informado ainda que o projeto tem o propósito de até, pelo menos, 2014, estimular a produção de conhecimentos sobre a Zona Leste de São Paulo. Promover e divulgar pesquisas sobre a região. Pesquisas tanto originadas do Ensino Superior como também de unidades da Educação Básica.

Na sequência, foi apresentado pelo professor José Lopes M. Filho o Projeto de Cinema desenvolvido pela Leste 3 que promove, desde 2010, festivais de curtas com os alunos da rede estadual. Foram apresentados os trabalhos vencedores nos anos anteriores. A qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos emocionou a todos. Também foi apresentada, pelo professor Walter da Silva Oliveira, a proposta de Festival Literário que  tratará do tema da Zona Leste.
 

Outra participação importante foi da representante do Instituto Lidas, Fátima Rodrigues, que falou do histórico desta instituição e demonstrou o trabalho que realiza desde o Diagnóstico da Situação da Criança e Adolescentes do Município de São Paulo até a Conferência Permanente que também visa a participação dos próprios jovens das comunidades no levantamento das informações sobre seus territórios.
Prestigiaram também o Seminário, o Lourival Nonato, militante histórico na luta pelos direitos das Crianças e Adolescentes, Merci Medeiros, Estefânia Veiga e Marcio Costa, do Movimento Nossa Itaquera; Antonio Gomes dos Santos, José de Mendonça Neto e José Gerry Conforto,  do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e Luana Bhering, da Casa dos Meninos e que também concorre para a eleição do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que acontecerá no dia 9 de julho.

Por fim, o professor Marcos Cézar de Freitas deu informe sobre o prosseguimento do Projeto, no segundo semestre e estimulou a participação de todos neste próximo módulo, lembrando que o Curso Escola que Protege terá novo encontro no dia 7 de julho, no CEU Azul da Cor do Mar.

Como resultado das conversas realizadas entre os participantes da mesa, já está sendo articulada uma parceria para replicar a experiência do Instituto Lidas, em algumas regiões da Zona Leste. Esta possiblidade animou a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário