Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 18 de dezembro de 2011

PARA INICIAR O BALANÇO DAS AÇÕES DO NOSSA ITAQUERA

BALANÇO DAS ATIVIDADES DO MOVIMENTO NOSSA ITAQUERA EM 2010 E 2011

Para realizar este balanço, vale rever alguns documentos produzidos ao longo deste ano de intensas atividades:

BREVE HISTÓRICO DO MOVIMENTO NOSSA ITAQUERA APRESENTADO EM MAIO DE 2011 NO FINAL DO SEMINÁRIO SOBRE GERAÇÃO DE EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO DA ZONA LESTE, REALIZADO NA FACULDADE SANTA MARCELINA

Boa noite. Vamos tentar, em poucas palavras, resumir a trajetória do Movimento Nossa Itaquera, responsável por este Seminário de hoje (texto elaborado no dia 12/05/2011)
 e pelos demais programados para o Segundo Semestre e que tratarão do mesmo tema: A Copa de 2014 e o Desenvolvimento da Zona Leste. Este Movimento, em nossa região de Itaquera, começou no início de 2010. Ou seja, é um movimento relativamente novo. Mas seus integrantes são ativistas de vários outros movimentos, entidades, instituições que já atuam na região, um deles, por exemplo, é o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, que designou vários de seus diretores para apoiar a criação deste Movimento inspirado, a Rede Nossa São Paulo, surgida em 2007.
Desde o início de 2010, portanto, um grupo de moradores de Itaquera tem se reunido para estudar os principais problemas da região e encaminhas propostas de solução. Entre as ações, destacamos:

1)    participação  intensa na  organização do Movimento pela Universidade Federal de São Paulo na Zona Leste, junto com outras entidades da região.  O Nossa Itaquera, ajudou, por exemplo, na organização do grande Encontro deste Movimento que aconteceu aqui em Itaquera no último dia 26 de março, que reuniu cerca de 400 pessoas no Salão da Igreja Católica no Centro de Itaquera. Mas o começo mesmo foi em meados de março de 2010 com um grupo de pioneiros que tiveram o apoio decisivo do Padre Paulo que estimulou a formação deste grupo inicial que era composto pela Professora Merci, o inspetor Janio Bombonato, o Francisco, conhecido como Fran, o José Adriano, a Angelina Brito. Estes foram os pioneiros. Após este primeiro grupo,  houve a adesão dos Diretores do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, a começar pelo seu Presidente, Antonio Gomes que levou outros diretores e colaboradores do Fórum, como o Jorge Macedo e os professores Valter e Marcio de Almeida. Em seguida vieram a Irmã Monique e a Maria Sebastiana, do Santa Marcelina, os professores Chundi e Mônica. O arquiteto Fernando, o economista Ramon. No final do ano passado, entraram o Vieira, o Francisco e muitos outros que fizeram o Movimento crescer e hoje estamos aqui. Mas voltemos ao início desta luta:
2)    No primeiro semestre de 2010, participamos da Pré-Conferência Regional de Educação e Conferência Municipal de Educação,  levantando propostas para a construção de mais creches na região, pois temos milhares de crianças aguardando vagas em creches nestes bairros da Zona Leste.
3)    - No segundo semestre de 2010, várias reuniões foram feitas  para discutir propostas específicas voltadas ao Orçamento de 2011. As principais propostas elaboradas foram entregues na Audiência Pública realizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, realizada na Câmara Municipal. Algumas delas foram incluídas no Orçamento da Prefeitura deste ano. Fomos com uma boa delegação de Itaquera nesta Audiência e protocolamos nossas solicitações.
4)    - Participamos, ainda, das reuniões realizadas do Movimento Nossa Zona Leste, coordenadas pelo Padre Ticão, de Ermelino Matarazzo. Nestas reuniões, levamos as demandas de Itaquera para serem somadas às demandas dos outros bairros da Zona Leste. 
5)    Desde o final de 2010, o Nossa Itaquera deu início aos preparativos para a organização desta Série de Seminários que inicia hoje com este Tema da Copa de 2014 em Itaquera e a Geração de Empregos e Qualificação Profissional no Processo de Desenvolvimento da Zona Leste
6)    . O propósito é realizar em agosto, um próximo Seminário que tratará do Tema da Infraestrutura Urbana, Sistema Viário/Transporte e Moradia Popular
7)    Em setembro realizar o Seminário que tratará do Impacto da Copa na questão da Qualidade de Vida, Esporte, Cultura e Meio Ambiente.
8)    Em outubro realizar o Seminário que tratará da questão da Saúde.
9)    Em Novembro realizar o Seminário que tratará da questão da Segurança.
10)                      E todos estes temas serão relacionados aos impactos previstos com os investimentos para a Copa de 2014 na região.
11)                      Mas nosso principal propósito com estes Seminários Temáticos é de SURJA DE CADA UM DESTES SEMINÁRIOS, UM GRUPO DE TRABALHO, PERMANENTE, COM O COMPROMISSO DE, ATÉ 2014, PREPARAR ESTUDOS E PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO. O QUE BUSCAMOS, HOJE, POR EXEMPLO, É NO FINAL DESTE SEMINÁRIO, TER O COMPROMISSO DAS ENTIDADES CONVIDADAS, A COMEÇAR PELAS QUE COMPÕEM A MESA, DE FAZER PARTE DESTE GRUPO DE TRABALHO QUE DEVERÁ TER ENCONTROS PERIÓDICOS PARA A PREPARAÇÃO DE ESTUDOS E PROPOSTAS PARA A GERAÇÃO DE EMPREGOS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA REGIÃO.

                                             Prof. Valter de Almeida Costa
    Pela Coordenação do Movimento Nossa Itaquera e Diretor de Educação do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário