Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste

Coordenação do Nossa Itaquera na Reunião do Plano de Metas da Zona Leste
Ativistas do Nossa Itaquera

domingo, 18 de dezembro de 2011

CONTINUANDO O BALANÇO DAS AÇÕES DO NOSSA ITAQUERA EM 2011: UMA ATA DE REUNIÃO EM AGOSTO

Ata  da Reunião Extraordinária   Nossa Itaquera – 03/08/2011


Pauta
·        Informes gerais;
·        Próximos Seminários – Infra-estrutura e Sistema Viário 25/08, Moradia, Cultura e Esporte;

Informes:

-Valter fala sobre a importância das agendas articuladas entre Nossa Itaquera e Nossa Zona Leste e que todos devem se engajar nas lutas na medida que estas se relacionam com nossas discussões. Em relação ao Plano de Metas, o NZLeste está construindo um Plano por SubPrefeitura e no dia 28/10 terá um encontro para construir o Plano Zona Leste. No dia 14/12 Terá um encontro no CIFA para consolidar o Plano ZLeste.
O Plano Itaquera deverá ser agenda do grupo de trabalho NItaquera.
Dias ,14 , 15 e 16/09 acontecerá a segunda edição da  Feira de Tecnologia no D.Bosco. No processo de organização da Feira estão presentes as Instituições do Sistema S  que estiveram conosco no 1º Seminário de Trabalho e Geração de Renda e o Valter conversou com eles para resgatar o compromisso para efetivação e acompanhamento das propostas apresentadas na ocasião.
-Valter informou que o SESC Itaquera está propondo que o Seminário de Cultura e Esportes aconteça no dia 01/10  e não no dia 17/09.Esta mudança é para  garantir a presença do Danilo Miranda, Diretor do SESC do Estado de São Paulo. Estamos aguardando agenda de reuniões com a gerente Erika do SESC Itaquera e o GT de Cultura e Esportes do Nossa Itaquera, que deve ocorrer no próximo dia 11 de agosto, para iniciar a discussão sobre os detalhes deste Seminário.
-Valter fala sobre a Escola da Cidadania , que começa nesta sexta feira e será importante espaço de articulação e mobilização  para a implantação da Universidade  Federal de São Paulo na Zona Leste e outras demandas da região, considerando o situação atual de indefinição da compra do terreno. A boa notícia é que os Cursos de Extensão estão mantidos e inclusive a Unifesp certificará os participantes da Escola de Cidadania, onde várias autoridades/personalidades irão promover palestras e discussões.
Informou-se ainda sobre a próxima reunião do GT do Observatório de Políticas Públicas do Movimento pela UNIFESP na Zona Leste que  será no dia 24/09.
Comentou-se, ainda, sobre  o impasse com Prefeitura  em relação a escritura do terreno onde está prevista a construção da Unidade Senai de Itaquera. Neste momento,  a posição da FIESP é de não construir se a escritura não for declarada em nome do SENAI.

Miguel participou da reunião do Nossa Itaim juntamente com o Eduardo Pinheiro e foram informados sobre o GT de Mobilidade Urbana do Nossa SPaulo.
Participaram da reunião do GT de Mobilidade da Rede Nossa São Paulo , na R.Itápolis- Pacaembu e estarão participando das próximas reuniões de organização do Dia Mundial sem Carro, que acontecerá em Setembro.
O GT de Mobilidade demonstrou interesse de participar dos nossos encontros e solicitou a nossa agenda de reuniões.

Jânio participou da reunião do Nossa Zona Leste sobre o Parque  Linear da Bacia do Tietê na Igreja São Francisco de Ermelino Matarazzo.
Nas discussões do evento foi informado que o pessoal da Secretaria do Verde e Meio Ambiente está  à disposição dos moradores das áreas onde estão acontecendo as construções dos parques lineares , para informações a respeito dos mesmo.Foi orientado para mobilizar a população do entorno e agendar o encontro com o pessoal da Secretaria.


Eduardo informou  que o Pe. Rosalvino  aderiu à organização do Seminário do dia 25/08, oferecendo o espaço e também café com bolacha. Vieira está contribuindo com os convites que ficarão prontos para a próxima semana e convoca a todos para fazerem a divulgação do evento.

Bolacha informa que o Dr. Hamiltom (não anotei de qual serviço) é a pessoa que possui informações sobre recursos para retirada das famílias das áreas dos Parques lineares.

Marcos do GAED  apresentou o Sr. Zequinha, morador  há mais de 30 anos da Cidade Líder e eles estavam representado o Grupo Aliança e Elo de Desenvolvimento da Cidade Líder. Informou que o espaço da Negritude está à disposição do Nossa Itaquera para a realização do Seminário de Moradia e outros eventos.O espaço comporta em torno de 600 pessoas e se colocou a disposição para falar com o Diretor José Roberto.

Jorginho informa que para o Seminário de Infra estrutura  o espaço D.Bosco comporta 400 pessoas. O Pe. Rosalvino disponibilizará 2 pessoas para recepção de autoridades e que o cerimonial do evento ficara sob responsabilidade do D.Bosco.
A recepção será a partir das 18:30 hs e o evento iniciará às 19:00 hs e se encerrará às 21:30, pois o espaço fecha neste horário. A organização do lugar poderá acontecer a partir das 17:00.
Jorginho passou a lista de autoridades convidadas e quais já confirmaram presença.
Os convites serão entregues no dia 10 de agosto (próxima quarta-feira), às 19:30, no CIFA,

Jéssica solicita apoio ao seu trabalho de conclusão de curso que será sobre este momento de Itaquera e pede que todas as informações e documentos são importantes para ela.

Vieira faz uma breve avaliação  sobre o Movimento do dia 30/08 no metrô  Itaquera e diz que não podemos deixar o pessoal do Movimento de Moradia fora da organização do Seminário de Moradia do Nossa Itaquera.
Diante da impossibilidade de realizar o evento no D.Bosco no dia 24/09, Valter propôs   que seja realizado no dia 17/09 no espaço do Negritude.
O propósito do NItaquera na realização deste evento é o Seminário seja motivador da formação de um COMITÊ POPULAR  que discuta e acompanhe o processo de ameaça de remoção das famílias, para  apoiar a luta destas famílias . O nosso Seminário deve se tratar das questões de zoneamento/moradia popular/Operação Urbana Rio Jacu/ampliação da Radial etc
Proposta a Formação de uma comissão para participar do encontro da “Copa para quem” no dia 06/08 e levar o convite para organizar em conjunto o Seminário de Moradia.Irá na reunião o Zezilo, Vítor, Jessica, Lucas e Marcos.
A próxima reunião do GT de moradia será na próxima semana, com dia a ser definido na reunião da COHAB e poderá ser na Coordenação da APS, na R.Fontoura Xavier, 1037, V.Carmosina,Itaquera ou no CIFA, no mesmo dia do plantão para entrega dos convites para o Seminário de Transportes (no dia 10/08), quarta-feira, às 19:30.

No próximo dia 13/08 às 1830hs será o lançamento do livro do FRAN .O evento será no CIFA e todos estão convidados.
                                                                    Ata feita por Maria Sebastiana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário